domingo, 10 de novembro de 2019

CIDADE DE MEDIEVAL DE RODES

Rodes é a cidade em ruína mais bem conservada do mundo. Uma magnífica cidade medieval, a famosa Ordem dos Cavaleiros de São João de Jerusalém. Considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade cercada por 13 quilômetros de muralhas é uma sobrevivente do mundo medieval, que permanece ilesa em toda sua beleza.





Rodes ainda recebe o título de ter abrigado uma das sete maravilhas da Antiguidade: o Colosso de Rodes - estátua do Titã deus do sol da mitologia grega, hélios erguida na cidade de Rodes, em 280 a.C, demolido durante um terremoto, ainda na Antiguidade e nunca foi reconstruído. 




Segundo conta o mito, ninfa filha de Anfitrita e Poseidon, a qual ao emergir do mar impressionou com a sua beleza o deus Helios, assim quando deuses repartiram a terra, Helios escolheu Rodes. As investigações arqueológicas confirmaram que a ilha foi habitada desde o Período Neolítico.




Em Rodes há três locais arqueológicos muito importantes que correspondem as antiquíssimas cidades dórias: Lindos, Kamiros e Lalilós. Não podemos esquecer que em Rodes há muitos locais de grande beleza paisagística, uma variada gama: desde praias, ruas e montanhas, além da cidade Medieval. Na próxima postagem falarei sobre Lindos, que foi o sítio arqueológico que conheci.









ILHA DE PATMOS OU ILHA SAGRADA DO APOCALIPSE

Patmos, é uma pequena ilha da Grécia a 55 km da costa da Turquia, no mar Egeu. É uma das ilhas do Dodecaneso. É conhecida também como "Ilha Sagrada do Apocalipse" porque se acredita que foi numa gruta ao Norte de Chora, a capital da ilha, que São João Evangelista redigiu o texto do Apocalipse.


Segundo a tradição, foi na Ilha de Patmos que o Apocalipse foi revelado. Por decreto do imperador Deocleciano João foi enviado para a Ilha de Patmos, condenado por causa da Palavra de Deus e pelo testemunho a Jesus Cristo. Apocalipse 1:9. Pensavam seus inimigos que nesta ilha ele morreria pelas privações e sofrimentos e que por isso sua influência não mais seria sentida.


João Evangelista, ficou prisioneiro e exilado na ilha de Patmos de 81 a 96 d. C. tempo em que recebeu de Deus a revelação do livro do Apocalipse. Aqui aproximada a imagem, se ver melhor o Mosteiro de São João e a cidade aos pés do monte.



O Mosteiro de São João acima da moderna cidade de Chora. Lá se encontra a gruta onde o apóstolo teria passado grande parte do seu tempo e recebeu em visita a tarefa de escrever o Apocalipse.1:10 e 11. Para quem quer conhecer a gruta, é oferecido o pacote, já que não estava incluído na nossa programação. Eu poderia ter ido, mas não fui, me arrependi profundamente. Não sei se terei outra oportunidade.

Interior da Ilha de Patmos com movimento grande de turistas pelas ruas, próximo ao Porto de Patmos


Porto de Patmos





CRUZEIRO PELAS ILHAS GREGAS - CELESTYAL CRUISES

A porta de entrada para as Ilhas Gregas é o Porto de Kusadasi. Onde embarcamos num cruzeiro de três noites no Celestyal Cruises, com destino as Ilhas de Patmos, Rodes, Creta e Santorini, chegando ao fim do cruzeiro no porto Pireus em Atenas. O navio parte de cada ilha as 4:00 da tarde e passa a noite em navegação até a ilha seguinte. 





Ilha de Patmos

Ilha de Rodes



Ilha de Creta


Ilha de Santorini