Puno é uma província do Peru, está situada as margens do Lago Titicaca e foi fundada em 1668. O turismo é a maior fonte de renda da cidade, por isso sua infraestrutura é toda voltada para ele.
Mas suas principais atrações são o lindíssimo Lago Titicaca, as Ilhas Flutuantes dos Uros e seus habitantes, que vem mantendo a cultura milenar indígena.
Os Uros vivem da pesca, da caça de aves e do turismo, onde vendem seu artesanato. Além das ilhas e casas eles ainda constroem os barcos que são os principais meios de transportes, tanto para se deslocarem de um lugar para o outro, como para pesca. O material usado para a fábrica das casas e barcos é um tipo de alga parecida com capim, chamado de totora
Depois de conhecer o Lago Titicaca, é hora de conhecer a Ilha Taquile, um lugar bem diferente do que estamos acostumados. Lá os moradores seguem leis próprias, que são herdadas de seus antepassados incas, baseada em três princípios: Ama Sua - Não seja ladrão; Ama Kella - Não seja preguiçoso; Ama Llulla - Não seja mentiroso.
Interessante que o modo de se vestir é que vai identificar o estado civil do homem e da mulher, eles usam os trajes coloridos e diferenciados conforme o estado civil de cada um.