terça-feira, 3 de dezembro de 2019

PUNO - CAPITAL FOLCLÓRICA

Puno é uma província do Peru, está situada as margens do Lago Titicaca e foi fundada em 1668. O turismo é a maior fonte de renda da cidade, por isso sua infraestrutura é toda voltada para ele. 





Mas suas principais atrações são o lindíssimo Lago Titicaca, as Ilhas Flutuantes dos Uros e seus habitantes, que vem mantendo a cultura milenar indígena.



Os Uros vivem da pesca, da caça de aves e do turismo, onde vendem seu artesanato. Além das ilhas e casas eles ainda constroem os barcos que são os principais meios de transportes, tanto para se deslocarem de um lugar para o outro, como para pesca. O material usado para a fábrica das casas e barcos é um tipo de alga parecida com capim, chamado de totora





Depois de conhecer o Lago Titicaca, é hora de conhecer a Ilha Taquile, um lugar bem diferente do que estamos acostumados. Lá os moradores seguem leis próprias, que são herdadas de seus antepassados incas, baseada em três princípios: Ama Sua - Não seja ladrão; Ama Kella - Não seja preguiçoso; Ama Llulla - Não seja mentiroso. 
Interessante que o modo de se vestir é que vai identificar o estado civil do homem e da mulher, eles usam os trajes coloridos e diferenciados conforme o estado civil de cada um.








OLLANTAYTAMBO - TESOURO DO VALE SAGRADO DOS INCAS

É um Parque Arqueológico Nacional de arquitetura inca e ponto de Partida para entrada em Machu Pichu. É um dos sítios arqueológico mais importante do Vale Sagrado dos Incas, juntamente com Machu Pichu e Pisac.



Neste grande complexo inca, está o rosto do Mensageiro do Supremo Deus Wiracocha, mais conhecido como "Tunupa". Pode se observar esta gigantesca escultura lítica que mede uns cento e quarenta metros de altura, e se funde na naturezas do Cerro Pinkuylhuna.











PISAC A JOIA DO VALE SAGRADO DOS INCAS

Era o lugar privilegiado da realeza inca, onde encontramos, hoje, os complexo arquiteturais incas de maior valor, relacionados com a observação e veneração do Sol e do Cosmo, como elementos principais do culto e espaço sagrado.


Pisac é uma das cidades do Peru, que conta com um dos maiores sítios arqueológicos do Vale Sagrado dos Incas, junto com Machu Pichu e Ollamtaytambo, fica a 33 km da cidade de Cusco.



Vale e ruínas da antiga cidade de Pisac