sexta-feira, 18 de outubro de 2019

ANCARA OU ANKARA

Ancara foi declarada capital da nova República da Turquia pelo seu fundador Mustafá Kemal Ataturk em 1923. O nome de Ancara é uma deformação de Ancyra, nome que recebeu no momento em que foi conquistada aos Persas por Alexandre o Grande. Daí passou a Angora, que com o tempo derivou para o seu nome atual.
É a segunda cidade mais populosa da Turquia, é também a sede do Parlamento turco, Ministérios e embaixadas diplomáticas estrangeiras. Há também muitos e interessantes museus e sítios para visitar, em Ancara.



Esta região, localizada no planalto da Anatólia Central, tem três atrações turísticas. Por um lado a capital do país, Ancara, por outro, uma das paisagens mais bonitas que existem no mundo inteiro, Capadócia e por último, a área onde se instalaram os famosos Dervixes Dançantes seguidores da seita Mevlevi.






MUSEU DAS CIVILIZAÇÕES DA ANATÓLIA
Museu das Civilizações da Anatólia localiza-se em Ancara, Turquia e é um dos museus mais importantes do país. A coleção está exposta por ordem cronológica e inclui a estátua da deusa mãe de Çatalhõyuk e soberbas esculturas hititas e relevos ortóstatos.


 



Em uma das salas há um modelo de aposento datado de 6 mil anos a.C. Descobriu-se que esses povos tinham uma cultura de enterrar seus mortos dentro da própria casa.


Essa escultura de barro, representa a Deusa Mãe, no momento em que dar a luz, com seios e quadris grandes é associada a fertilidade, sentada entre dois leopardo, significa que ela é uma pessoa poderosa.








MAUSOLÉU de Mustafá Kemal Ataturk, neste lugar repousam os restos mortais do fundador da Turquia, o lugar fica numa colina da periferia da capital, chamada Anittepe.




Interior do Mausoléu. Além dos restos mortais, há também no seu interior o  Museu da Guerra da Independência, onde tem-se uma ideia de como foram as batalhas durante a 1ª Guerra Mundial pela unificação da Turquia. 




Bandeira gigante da Turquia, feita de flores, fica em frente ao Mausoléu...

Os turcos, tem uma coisa que achei bem importante, São patriotas, valorizam a Bandeira, em todo local está ela tremulando no alto. Aqui ela fica em frente ao Mausoléu, só que bem alta. Ou seja, uma bandeira no alto, outra na terra.

CANAL DE BÓSFORO

O estreito do Bósforo,  separa a Ásia da Europa, ao mesmo tempo que liga o Mar de Marmara ao mar Negro. O Bósforo formou-se devido ao colapso de uma falha durante a quarta era geológica e obteve a sua forma atual há 7500 anos. O seu nome vem da mitologia: Zeus, o deus dos deuses, transforma a sua amante Io numa vaca para protegê-la dos ciúmes de sua mulher, Hera. Mas esta descobre e envia uma mosca para a aborrecer constantemente. Io atravessa o Bósforo para afastar a mosca. Daí o estreito chama-se vaca (Bous) Portão )Phoros).





Uma das atrações, para quem quer aproveitar todos os momentos em Istambul é o passeio ao Canal de Bósforo, a medida que o barco avança o visitante vai apreciando os dois lados do Bósforo, ou seja, de um lado Europa e do outro Ásia e a gente vai percebendo a diferença entre um e outro. Percebe-se que o lado Europeu é mais sofisticado, com grandes mansões, palácios e mesquita, enquanto que do lado asiático, são bairros populares, bem mais simples.





Ponte de Bósforo vista a noite, é um verdadeiro espetáculo!