sexta-feira, 29 de março de 2019

O QUE DIZER DA CAPITAL DO CERRADO?


Conhecida como a capital do Cerrado, Goiânia é a capital do Estado de Goiás uma cidade moderna, recheada de belos parques, praças, museus e feiras de artesanato, entre outros atrativos. Não tem registros fotográficos de Goiânia, por que a minha passagem por lá foi rápida, não tendo a oportunidade de registrar pontos turísticos, o que foi possível ver de perto foi apenas o Memorial do Cerrado.

A cidade tem uma grande importância para a história, a arte e a cultura brasileira. Um dos pontos turísticos de grande relevância para a arte e a cultura é o Memorial do Cerrado, um complexo científico que funciona no Campus II de PUC Goiás. É um museu que retrata desde a origem da Terra e a chegada dos Portugueses ao Brasil. O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. 




Museu de História Natural
Um espaço de exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do Cerrado. O visitante pode ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos.,





Exposição de Painéis e cenários que mostram a evolução da história, através do tempo, além de animais que existiam ou que ainda existem na região.










ALDEIA INDÍGENA
Réplica em tamanho original de uma aldeia modelo Timbira, que tem o formato circular, na qual cada casa tem um caminho de acesso ao pátio - centro de atividades da tribo.




QUILOMBO
Sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado


 

No mesmo espaço fica a Vila Cenográfica de Santa Luzia, uma reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. A vila conta com espaço urbano e rural, com réplicas de fazenda e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo, além da venda, ponto de comércio da época, igreja, cadeia e o bordel, entre outros.

Aqui uma réplica do bordel da época


Igrejinha da vila...


Prefeitura da Vila...



Casa da Fazenda Baraúnas











O Memorial fica dentro de um espaço ecológico, com trilhas, para caminhadas e observação da fauna e da flora local, para quem gosta de estar em contato com a natureza é uma boa pedida.