segunda-feira, 11 de novembro de 2019

HERAKLION - CRETA - CIDADE DO MINOTAURO

Creta, a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mediterrâneo. E foi segundo a mitologia, o local de nascimento de Zeus. Minos era filho de Zeus e Europa. 
Poseidon ofereceu a Minos o reino de Creta e o presenteou com um belíssimo touro branco, para que Minos sacrificasse o touro em sua homenagem. Mas a beleza do touro fascinou o rei Minos, que em vez de sacrificar em sua honra o touro branco que havia ganhado de Poseidon, sacrificou outro animal. Poseidon para o castigar fez com que a rainha Pasífae fosse dominada por uma paixão pelo touro e desta união nasceu o Minotauro, um monstro com cabeça de touro e corpo de homem que Minos encarcerou no Labirinto. Teseu, herói Ateniense conseguiu matar o touro e dar com a saída do Labirinto com a ajuda de Ariadne, filha de Minos.


Na ilha há grandes e importantes cidades, entre as quais poderemos citar Heraklion, a quinta maior cidade da Grécia e a mais desenvolvida de Creta. Um local que merece ser visitado.





Fonte dos Leões, com mais de 400 anos, são quatro leões jorrando água de suas bocas, é um monumento mais visitados por turistas e local de encontro para os habitantes da cidade.


Com um amplo centro comercial, é agradável passear pelas ruas de Heraklion, observando as vitrine e lojas locais.




PALÁCIO DE KNOSSOS

Na ilha há vários locais arqueológicos, entre eles Knossos Ali, guardam-se alguns dos principais tesouros arqueológicos da Grécia. O mais importante deles é o Palácio de Knossos, centro da Civilização Minóica, onde se conservam as ruínas restauradas do imponente Palácio de Minos. Museu de Knossos





Knossos é o local do palácio mais importante e mais conhecido da civilização minóica. Segundo a lenda, foi morada do lendário Minos. Algumas lendas mitológicas estão conectadas ao palácio, entre ele: o mito do labirinto com o Minotauro.


Segundo a mitologia grega, o Labirinto foi construído pelo arquiteto e artesão Dédalo, a pedido do Rei Minos, para prender o Minotauro, personagem mitológico com corpo de homem e cabeça de touro. Acredita-se que a lenda tenha surgido no Palácio de Knossos, cuja complexidade da arquitetura, incluía um sistema de esgoto, relaciona-se a complexidade do labirinto.




Afresco no palácio de Knossos, animal fantástico com corpo de leão e cabeça de águia, adorna a sala do trono.


Na fachada sul aparece o chifre da Consagração. Um símbolo do Touro Sagrado. Acredita-se que seria um adorno a frente do palácio...


Vasos de cerâmica, encontrados no palácio, provavelmente usado para guardar gêneros alimentícios...




Sala do trono, com uma cadeira, provavelmente feminina...




Knossos este lugar que inspira elegância e grandeza já foi o centro administrativo de Creta durante a Civilização Minoica. Os primeiros vestígios de habitação na área do palácio, remontam ao período Neolítico.



Ruínas do antigo Teatro de Creta






LINDOS - LUGAR MAIS SAGRADO DO MUNDO

Lindos, é uma cidade grega, localizada a 50 km da capital da ilha grega de Rodes. Seu monumento mais importante é a Acrópole de Lindos, localizado numa montanha de frente para o mar Egeu, é um dos sítios arqueológicos mais interessante da região. Coroado pelo Templo de Atena de Lindos, do séc. IV a.C,. era um dos lugares mais sagrados do mundo antigo.





Para subir a Acrópole de Lindos, caminhamos pela antiga cidade
seguindo por ruelas e escadarias estreitas, para chegar até a montanha pode ser de duas maneira: seguindo as ruelas estreitas ou no lombo de um burrico. Ao longo do caminho, encontramos muitas casas, lojinhas, igreja e muita gente. Aqui o registro de muitas pessoas subindo a montanha...

Hoje para se chegar a Acrópole segue-se o mesmo caminho Íngrime da Antiguidade. Ao chegar, no topo, o visitante se depara com a fachada gigantesca da Acrópole, e na parede um navio esculpido na rocha. O relevo retrata uma triemiolia, o tipo característico do antigo navio de guerra.




No séc XIII, os Cavaleiros Hospitaleiros da Ordem de São João construíram altas muralhas para fortificarem a cidade.



A entrada da Acrópole de Lindos, para se chegar até aqui, é através de uma escada. A acrópole fica no alto da montanha, então é preciso ter bastante cuidado para não cair, uma vez que, o movimento de turistas é grande, é um sobe e desce incansável



Entre as ruas estreitas de Lindos, existe muitas lojinhas, com artigos diversos, e próximo a montanha, já em cima, tem esta exposição de toalhas bordadas e rendadas, lindas, que chama a atenção dos turistas pela beleza.



Igreja Ortodoxa grega ayios loannis - São João do século XIII ao XIV.


Do alto da Acrópole é possível ter uma vista deslumbrante da Baia de São Paulo, local onde segundo a tradição o apóstolo Paulo ancorou nas peregrinações ao Ocidente.




Mar Egeu, do ponto de vista da Acrópole...


Acima da cidade estão as ruínas do Castelo dos Cruzados, construídos em 1467 pelos Cavaleiros de São João para defender a cidade dos turcos.


Dentro das paredes, da Acrópole, observa-se os restos de um antigo teatro e os últimos vestígios do Templo de Atena e outras ruínas do que restou daquele tempo de glória.