terça-feira, 29 de outubro de 2019

CAPADÓCIA

A Capadócia é uma região semiárida na área Central da Turquia, é conhecida por sua singular paisagem lunar e igrejas escavadas nas rochas e pelas inconfundíveis "Chaminés de Fadas", grandes formações rochosas em formato de cone agrupadas no Vale dos Monges, em Goreme e em outros lugares. Outros locais importantes são as casas da idade do Bronze esculpidas nas paredes do vale por trogloditas (habitantes das cavernas) e usadas posteriormente como refúgio pelos primeiros cristãos. O Vale de Ihlara, com 100 metros de profundidade, abriga várias igrejas esculpidas nas rochas.





A fascinante paisagem da Capadócia é fruto da ação vulcânica, cujas lavas deram origem as rochas porosas, que foram moldadas pelo capricho  do vento e da água. Formando-se assim as esculturas de "Chaminés de fadas' e, dentro delas os habitantes fizeram suas casa e igrejas, pois elas ofereciam conforto térmico durante as mudanças de clima.




Chaminés de Fadas são espécies de "corpos cônicos" cobertos por um "chapéu". Isto é o resultado da erosão causada pela água que abriu caminho nas ladeiras inclinadas e causou rachaduras na superfície formando profundos vales. 
As Chaminés de Fadas são encontradas principalmente nos vales de Uçhisar, Ürgüp e Avanos.







Mirante de onde se observa a beleza da Capadócia, um espetáculo de pura miragem, como se estivesse observando o solo lunar...


Voar de balão na Capadócia é uma oportunidade que não poderia deixar passar, uma vez que, não sei se terei outra chance. E digo com toda certeza, que é uma mistura de sensações: medo, sensação de liberdade, de paz, de estar voando naquelas alturas. A paisagem vista de cima é indescritível, é tudo muito grandioso, diante dessa imensa natureza, somos um grão de areia perdido no espaço.
O voo é feito antes do nascer do sol, depende das condições do tempo. Mas depois que o balão sobe, é lindo ver o sol nascendo e iluminando os vales e as formações rochosas, o colorido no céu dos balões é um cenário que faz bem para os olhos e para a mente. 





A harmonia das cores vistas em algumas encostas, se devem a diferença de temperatura das lavas...



Muitos casais de noivos vão fazer suas fotos nesse lugar, e também muitos curiosos vão ver de perto o show de balão nos céus da Capadócia. Registrei vários casais de noivos, mas a foto que ficou mais bonita foi essa, graças a este balão.




Museu a Céu Aberto de Gõreme é um Patrimônio de igrejas esculpidas, tem como atração principal a história viva, diante dos olhos, ali naquele cenário incrível, esculpido pela erosão e por erupções vulcânicas, repleto de formações rochosas que se parecem cogumelos e neste lugar são conhecidas como "Chaminés das Fadas".



Algumas igrejas, esculpidas nas rochas...com afrescos que ainda mantém um pouco das cores originais








Não é permitido fotografar dentro das igrejas, mas aqui alguns afrescos, dos que tem no interior das igrejas, por sinal alguns bem conservados


Curiosidade sobre sobre São Jorge: Jorge nasceu na Capadócia. Ainda pequeno foi morar na Palestina com sua mãe, após a morte de seu pai em batalha. Devido a sua dedicação e habilidade, o imperador lhe conferiu o título de Conde da Capadócia e aos 23 anos passou a função de Tribuno Militar.
São Jorge morreu ao permanecer firme na fé cristã, após o imperador romano Diocleciano intensificar uma perseguição aos cristãos e tentar obrigá-lo a desistir da fé cristã. Diante disso envia-o a sessões de torturas violentas e terríveis. assim depois de cada tortura, Jorge é levado de volta ao imperador, que pergunta: depois da tortura abandonas a fé cristã? Jorge, porém reafirma sua fé, cada vez com mais coragem. Diante disso, muitos romanos se convertem ao Cristianismo, até mesmo a esposa do imperador. Este vendo que não conseguiria vencer Jorge na sua fé, mandou degolá-lo no dia 23 de abril do ano de 303.



Cidades subterrâneas: Estas cidades cavernas vem dos tempos dos hititas e expandiram-se ao longo dos séculos à medida que vários exércitos atravessaram a Anatólia Central. Há 36 cidades subterrâneas na Capadócia e a mais profunda é a de Derinkuyu enquanto que a mais ampla é a de Kaymakli.
Na passagem pela Capadócia tive a oportunidade de conhecer uma cidade subterrânea a aksaray aziz mercurius yeralti. É um grande local projetado para um grupo muito movimentado por um longo tempo.  O que difere das demais é a igreja lá dentro. Há uma vala comum esculpida no chão da igreja. Há celeiros, sistemas de ventilação, banheiros, sistema e poços de água. Existe um sistema de portas deslizantes em todos os corredores  e salas para fins de segurança.











Na saída da cidade subterrânea, tem várias barraquinhas, e essas senhoras com seus artesanatos, para vendar aos turistas, as bonequinhas feitas de tecidos.