segunda-feira, 1 de abril de 2019

A CHARMOSA PIRENOPÓLIS - GO



Pirenópolis a terra das cavalgadas, ou Piri como é carinhosamente chamada, guarda em seus casarões seculares a história viva do estado de Goiás. Tombada pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico Nacional em 1989. Pelas ladeiras calçadas com paralelepípedo o Centro Histórico chama atenção pelos casarios coloniais, com janelas coloridas, igrejas e espaços culturais: incluindo os museus. Além das festas religiosas como a Festa do Divino, conhecida internacionalmente.
A cidade chama a atenção dos visitantes também pela presença dos bois pela cidade, estabelecimentos comerciais e museus. Pirenópolis hoje, é famosa pelo turismo, não só cultural, histórico, mas também atrativos naturais e ecoturismo.
A minha passagem por lá foi rápida, foi um bate e volte de Brasília, mas pretendo voltar um dia a esta charmosa cidade para conhecê-la melhor.




O Centro Histórico é a principal atração da cidade, pois conta com casas e construções antigas, do Período Colonial, hoje bem conservadas. Algumas se destacam pela história. O calçamento de paralelepípedo, as luminárias antigas nas ruas e a Igreja Matriz, são parte desse Patrimônio Cultural.




Com uma volta completa pelo Centro Histórico, passando pela Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário e os arredores, onde estão a Rua Direita, o Museu das Cavalhadas entre outras atrações...




O Museu das Cavalhadas, funciona na casa da proprietária. Ela explica a exposição sobre as Cavalhadas, é uma viagem no tempo. É um lugar que conta a trajetória das cavalhadas, toda sua história, o que aconteceu ao longo do tempo.


O Museu do Divino Pai Eterno, é outro importante para a arte e a cultura, foi inaugurado em 2009, fica na antiga casa de Câmara e Cadeia. O Museu abriga peças relativas a Festa do Divino de Pirenópolis.





Subindo a Rua Aurora, chega-se a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, é uma das mais tradicionais igreja da cidade, erguida a partir de 1750. A frente da igreja, tem um espaço para fotos, onde o visitante pode fazer o seu registro ao lado de um boi.










CAPITAL DA FÉ

Quem vai a Goiânia e não passa por Trindade, não fez a viagem completa. Trindade, conhecida também pela Capital da Fé é uma cidade localizada a 19 quilômetros de Goiânia, é a Terra do Divino Pai Eterno, uma cidade religiosa que recebe romeiros de todos os cantos do mundo. Todos os anos a cidade faz a festa em louvor ao Divino Pai Eterno, com milhares de peregrinos que se dirigem em romaria para pagar suas promessas ou mesmo prestar sua homenagem ao Divino Pai Eterno. Segundo estatística a cidade reúne cerca de 2,5 milhões de romeiro durante os dez dias de festa.



O Santuário do Divino Pai Eterno é um lugar de devoção, é a única Basílica no mundo dedicada ao Divino Pai Eterno. Foi declarada Basílica Menor, título outorgado pelo Papa Bento XVI, em 2006, por reconhecer a sua importância no contexto religioso e espiritual.




Interior da Igreja, com seus vitrais coloridos, é muito linda por dentro, bem ampla, para acolher bem seus romeiros, há um espaço, onde é venerada a Imagem de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.







Um dos pontos principais da visita ao Santuário do Divino Pai Eterno é a Imagem do Pai Eterno. Localizada na parte interna do Santuário. O local tem acesso através de uma rampa.




Ao lado da Igreja, fica a Sala dos Milagres, lá abriga diversos testemunhos de bênçãos atribuídas ao Divino Pai Eterno, através de fotos, quadro, próteses, quadros, roupas e demais peças, todas oferecidas como forma de agradecimento pelas graças alcançadas. A sala conta ainda com uma exposição de materiais pertencentes ao cantor Leandro, da dupla Leandro de Leonardo.




Ao lado da Basílica, há uma praça com a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, com uma fonte de água e a imagem da Virgem, os devotos aproveitam para fazerem suas orações e deixar registrado...





Que tal conhecer esse lugar de fé e de peregrinação? Ao planejar sua viagem a Goiânia dê um pulinho até a Capital da Fé, é um lugar de muitas bênçãos do Divino Pai Eterno.