A Grécia é um país da Europa, com ilhas espalhadas pelos mares Egeu e Jônico. Considerada o berço da Civilização Ocidental. Atenas, sua capital conserva monumentos como o Acrópole, do século V a. C., onde fica o Templo Partenon. A cidade foi o centro da Grécia Antiga, um império e civilização poderosos e ainda é dominada por monumentos do século V a.C., como a acrópole, uma cidade no topo de uma montanha repleta de construções antigas, como o templo Partenon.
A Grécia é um pais lindo, com muita história e repleto de ilhas maravilhosas.
Na minha passagem pela Grécia foi possível conhecer algumas delas: todas muito lindas! Que merece uma estadia mais demorada por cada uma, cada qual com sua beleza, cheias de histórias pra contar e mostrar. Tive o prazer de passar por quatro delas: Santorini Heraklion/Creta, Patmos e Rodes.
Ilha de Santorini, chamada oficialmente Tira e Tera na Antiguidade, é uma ilha no sul do mar Egeu, a cerca de 200 quilômetros de um pequeno arquipélago circular que leva o mesmo nome.
Ilha de Creta é a maior ilha grega e está localizada ao sul da Grécia. A ilha é banhada pelo Mar Egeu. Com quase cinco mil anos de história, é um museu a céu aberto e berço da civilização mais antiga da Europa, tendo como capital a cidade de Heraklion.
Ilha de Patmos é uma das ilhas do Dodecaneso, grupo de 12 ilhas do mar Egeu. A ilha ficou famosa pela caverna do Apocalipse, onde São João escreveu o último livro da Bíblia, o Apocalipse.
Ilha de Rodes é a maior das ilhas do Dodecaneso, situada no mar Egeu. Famosa devido ao Colosso de Rodes, estátua considerada uma das sete maravilhas do mundo antigo, e a cidade medieval de Rodes, Patrimônio da Humanidade.
ATENAS
Atenas além de ser a capital e a maior cidade do maior estado grego, é símbolo da memória histórica e nacional do país, como também o coração da vida econômica, social e cultural e centro político da Grécia. Atenas moderna está salpicada de monumentos antigos. O núcleo da cidade continua a ser a acrópole com os grandes santuários e os edifícios de uso cultural que se estendem pela encosta do sul (o teatro e o odeón). Acrópoles eram as "cidades altas", pois, eram construídas nos pontos mais altos da cidade, como forma de proteger-se dos inimigos, além disso, ainda eram rodeadas por grandes muralhas.
O complexo da Acrópole inclui o Parthenon, Erecteion, Propileu, Templo de Atena Nice.
No sopé do rochedo sagrado encontram-se as ruínas da Antiga Ágora, o Theseion e do lado esquerdo, o Areópago consagrado as divindades ctónicas e a Ares, o deus da guerra. Aqui se instituiu o primeiro Tribunal.
A cidade é uma metrópole moderna, teatros, museus e sítios históricos fazem o enriquecimento cultural de Atenas. O movimento maior fica em torno do bairro de Plaka, no centro da cidade. Tavernas, restaurantes, lojas de antiguidades e artesanatos e outros tipos de comércios.
Estádio Panathinaiko, o antigo estádio onde foram realizados os primeiros jogos Olímpicos da era moderna, em 1895. Foi restaurado para as Olimpíadas de 2004, O estádio é no mesmo local onde na antiguidade ficava o Estádio de Atenas, espaço onde aconteciam as competições atléticas dos Jogos Panatenáicos, os jogos olímpicos...
Estádio Panathinaiko, o antigo estádio onde foram realizados os primeiros jogos Olímpicos da era moderna, em 1895.