segunda-feira, 11 de novembro de 2019

HERAKLION - CRETA - CIDADE DO MINOTAURO

Creta, a maior ilha da Grécia e a quinta maior do Mediterrâneo. E foi segundo a mitologia, o local de nascimento de Zeus. Minos era filho de Zeus e Europa. 
Poseidon ofereceu a Minos o reino de Creta e o presenteou com um belíssimo touro branco, para que Minos sacrificasse o touro em sua homenagem. Mas a beleza do touro fascinou o rei Minos, que em vez de sacrificar em sua honra o touro branco que havia ganhado de Poseidon, sacrificou outro animal. Poseidon para o castigar fez com que a rainha Pasífae fosse dominada por uma paixão pelo touro e desta união nasceu o Minotauro, um monstro com cabeça de touro e corpo de homem que Minos encarcerou no Labirinto. Teseu, herói Ateniense conseguiu matar o touro e dar com a saída do Labirinto com a ajuda de Ariadne, filha de Minos.


Na ilha há grandes e importantes cidades, entre as quais poderemos citar Heraklion, a quinta maior cidade da Grécia e a mais desenvolvida de Creta. Um local que merece ser visitado.





Fonte dos Leões, com mais de 400 anos, são quatro leões jorrando água de suas bocas, é um monumento mais visitados por turistas e local de encontro para os habitantes da cidade.


Com um amplo centro comercial, é agradável passear pelas ruas de Heraklion, observando as vitrine e lojas locais.




PALÁCIO DE KNOSSOS

Na ilha há vários locais arqueológicos, entre eles Knossos Ali, guardam-se alguns dos principais tesouros arqueológicos da Grécia. O mais importante deles é o Palácio de Knossos, centro da Civilização Minóica, onde se conservam as ruínas restauradas do imponente Palácio de Minos. Museu de Knossos





Knossos é o local do palácio mais importante e mais conhecido da civilização minóica. Segundo a lenda, foi morada do lendário Minos. Algumas lendas mitológicas estão conectadas ao palácio, entre ele: o mito do labirinto com o Minotauro.


Segundo a mitologia grega, o Labirinto foi construído pelo arquiteto e artesão Dédalo, a pedido do Rei Minos, para prender o Minotauro, personagem mitológico com corpo de homem e cabeça de touro. Acredita-se que a lenda tenha surgido no Palácio de Knossos, cuja complexidade da arquitetura, incluía um sistema de esgoto, relaciona-se a complexidade do labirinto.




Afresco no palácio de Knossos, animal fantástico com corpo de leão e cabeça de águia, adorna a sala do trono.


Na fachada sul aparece o chifre da Consagração. Um símbolo do Touro Sagrado. Acredita-se que seria um adorno a frente do palácio...


Vasos de cerâmica, encontrados no palácio, provavelmente usado para guardar gêneros alimentícios...




Sala do trono, com uma cadeira, provavelmente feminina...




Knossos este lugar que inspira elegância e grandeza já foi o centro administrativo de Creta durante a Civilização Minoica. Os primeiros vestígios de habitação na área do palácio, remontam ao período Neolítico.



Ruínas do antigo Teatro de Creta






Nenhum comentário:

Postar um comentário