Telavive é a capital comercial de Israel. Os maiores conglomerados industriais e comerciais tem nela escritórios centrais assim como as sedes dos partidos políticos.
Telavive e Jafa foram fundidos em um único município em 1950, dois anos após a criação do Estado de Israel. A Cidade Branca de Telavive, que foi considerada um Patrimônio Mundial pela UNESCO em 2003, dispõe da maior concentração do mundo de edifícios de estilo Bauhaus
JAFA em habraico significava "bela", acredita-se que esse nome foi dado a cidade por causa do brilho do sol que refletia nos prédios. A cidade também conhecida por Jopa em homenagem ao fundador Jafé filho de Noé. Jafa é uma cidade portuária de Israel como uma das mais antigas do mundo. O porto importante desde a antiguidade continua até hoje. Com muitas histórias, envolvendo personagens bíblicos, entre elas a de Jonas que foi engolido por uma baleia (Jn.1,3) e a ressurreição de Tabita por Pedro.(At.9,36-43).

Escultura chamada Estátua da Fé, que celebra a religiosidade do povo judeu feita de pedra da Galileia, fica em um planalto com uma vista excepcional do Porto de Telavive. O monumento é rico em significados, cada detalhe fala um pouco sobre personagens bíblicos, como por exemplo o sacrifício de Isaac.
É também neste lugar que fica a Igreja de São Pedro, construída no século 18. Dizem que é o lugar mais visitado. Segundo a Bíblia, foi lá que São Pedro realizou o milagre de ressuscitar uma menina. Tabita ou Dorcas em grego.
Nenhum comentário:
Postar um comentário