sábado, 28 de setembro de 2019

ISTAMBUL BERÇO DE CIVILIZAÇÕES

Istambul está situada em ambos os lados do Bósforo, que faz ligação do Mar Negro ao Mar de Marmara e separa a Ásia da Europa. A cidade conhecida por Bizâncio, nome do fundador, tornou-se Constantinopla, a cidade do Imperador Constantino, O Grande, durante o seu reinado. Ficou conhecida como Istambul após a conquista dos Otomanos. Tornando-se uma das maiores e mais populosas cidades da Europa. Istambul, onde o Oriente e o Ocidente, Ásia e Europa encontram-se é uma cidade mundial onde diferentes culturas e religiões criam uma síntese de harmonia, tendo particular consideração aos  monumentos históricos e culturais. Istambul só pode ser comparada a Roma, que tem tantas características similares. As maiores e mais importantes obras estão nos bairros Sarayburnu e Sultanahmet no centro da Península histórica, como o Museu de Santa Sofia, Palácio Topkapi e Mesquita de Sultanahmet, construídas próximas uma das outras. Assim como a área designada como hipódromo, que foi o centro da cidade durante os períodos bizantino e Otomano.


Aqueduto de Valens, foi construído em 375, sob a ordem do Imperador Valens...


Monumento da República localizado na Praça Taksim, para comemorar a criação da República turca em 1923. Com 11 metros de altura, o monumento retrata o fundador da República Turca, com destaque para as representações de Mustafa Kemal Ataturk, Ismet Inonu e Fevzi Çakmak.
O monumento tem dois lados: o lado voltado para sudoeste em direção à Avenida istiklal, apresenta Ataturk e seus companheiros vestidos de roupas modernas ocidentais. O lado nordeste representa o papel de Ataturk comandante em chefe e o lado sudoeste o seu papel como estadista.
O Monumento da República é um local importante, onde são realizadas cerimônias oficiais em feriados nacionais.


A Avenida istiklal (Avenida da Independência) é uma das avenidas mais famosas de Istambul. situada no coração do distrito de Beyoglu, é muito popular tanto para os turstas como para os locais, um dos cartões postais da cidade. A Istiklal é a rua mais frequentada de Istambul e de toda Turquia. É fechada ao trânsito de veículos e seus três quilômetros de extensão abrigam lojas, restaurantes e cafés abertos praticamente 24 horas por dia. Existe um linha de bonde em estilo antigo, que funciona e disputa espaço com os transeuntes.



 Ponte de Bósforo a noite, vista do barco...



Mesquita Suleymaniye ou Mesquita de Solimão, construída entre 1550-1557 pelo arquiteto Sinan, o mais famoso arquiteto da história otomana. A sua construção deve-se ao Sultão Solimão O Magnífico. O tamanho e a altura da cúpula da mesquita de Suleymaniye é menor que o de Santa Sofia. Mas, nos termos da sua elegância geral arquitetônica e o tamanho do seu complexo, é então muito superior a todos os edifícios construídos antes ou depois da mesquita.
A mesquita fica em cima de uma das sete colinas da cidade antiga, dentro das muralhas antigas.


Aqui a imagem aberta mostra o tamanho do complexo que compõe toda a estrutura da mesquita, é tudo muito grandioso...



Interior da Mesquita


Para entrar na Mesquita é preciso tirar os calçados, cobrir a cabeça com um lenço...


Santa Sofia, que foi considerada como a maior e a mais sagrada da cidade durante a época bizantina, é hoje um museu onde os visitantes admiram uma verdadeira obra prima da arquitetura. Foi usada como igreja durante 916 anos desde a data em que foi construída 537, até a data da conquista de Istambul 1453. Desde então até o ano de 1934 foi utilizada pelos muçulmanos como mesquita durante 481 anos. Após a restauração pelo fundador da república da Turquia, Mustafá Kemal Ataturk, o edifício foi aberto aos visitantes como museu em fevereiro de 1935. É o 3º museu mais visitado da Turquia. Santa Sofia quer dizer Divina Sabedoria.




Interior da Igreja de Santa Sofia, uma verdadeira obra de arte. Em 843, as pinturas religiosas eram permitidas e a igreja foi decorada com frescos e mosaicos. Com a invasão latina em 1204, Santa Sofia foi utilizada como Igreja Matriz do Catolicismo. Quando os latinos abandonaram a cidade em 1261, a igreja foi de novo utilizada pela igreja ortodoxa. Hoje não existem mais pinturas religiosas...



Interior da Mesquita



Mesquita Azul (Mesquita de Sultão Ahmet), foi construída pelo 14° sultão otomano, Ahmet I mais esplêndida mesquita de Istambul. A construção começou em 1609 pelo arquiteto Mehemet Agha e foi concluída em 1616. 
A Mesquita do Sultão Ahmet é a última e impressionante estrutura da arquitetura religiosa otomana.




Interior da Mesquita



Muçulmanos orando na Mesquita





O Hipódromo Praça de Sultão Ahmet hoje, é o coração da cidade antiga. As construções antigas situadas no centro da praça e colocadas de forma alinhada, são os vestígios históricos mais importantes de Istambul. A construção do hipódromo teve início no ano 203 durante o reinado de Septimus Severus, logo após a conquista romana da cidade.
O obelisco faz parte do hipódromo e constitui o mais antigo monumento de Istambul. Data do século XV a.C. o que quer dizer que tem 3500 anos. 



No ano 390 a.C. o imperador bizantino Teodósio I, trouxe o obelisco do templo de Amon em Kanark na região de Luxor, no Egito, tendo sido erguido onde se encontra hoje. Apesar dos terremotos que atingem a cidade de Istambul, o obelisco tem-se mantido aqui desde há 1600 anos sem ter se danificado. É feito de granito rosa e pesa cerca de 300 toneladas. Nos quatro lados do obelisco, os hieróglifos egípcios descrevem os atos de braveza do faraó Tutmés. No topo, o deus amon e o faraó foram representados dando as mãos. O falcão-Horus simboliza o início do texto.



O obelisco de constantino, foi construído pelo imperador Constantino VII, situado no centro do hipódromo, a coluna trata-se do século XX, foi coberto com placa de cobre e latão trabalhados. O obelisco foi bastante danificado pelo terremoto mas foi restaurado recentemente.



A Coluna Serpentina é o segundo monumento mais antigo do hipódromo. Data do ano de 479 a.C e foi trazida do Templo de Apolo em Delfo, na Grécia, pelo imperador Constantino e colocada aqui, no hipódromo.
Esta coluna simboliza a vitória dos estados gregos contra os persas em Palateia e a sua forma original consistia num gigante troféu de ouro com diâmetro de 2 metros, colocado em cima das cabeças de três cobras entrelaçadas. As cabeças das cobras foram partidas com pedras no período otomano. Uma destas cabeças está exposta no Museu Arqueológico de Istambul e a a outra no Museu Britânico em Londres. A altura original era de 6,5 metros, agora é só de 5 metros.



Palácio Topkapi foi o centro de administração durante 400 anos para o império otomano, um dos maiores impérios do mundo, o Palácio Topkapi é o lugar histórico mais importante para visitar em Istambul. Esta é a razão pela qual o Palácio é um dos museus mais visitados da Europa e o mais visitado na Turquia. Este museu é riquíssimo, aliás todos os museus de Istambul, são além de enormes, luxuosos e belos, muita beleza, percebe-se quanta luxúria havia naquela época. Pena não ser permitido fotografar, para mostrar para os leitores e seguidores, a grandiosidade destes lugares. Tanto na área interna, quanto na externa que envolvia  o pátio, o jardim e muitos outros espaços.





Grande Bazar (Kapaliçarsi) é o primeiro lugar visitado pelos turistas em Istambul. É provavelmente o maior e dos mais antigos mercados cobertos do mundo, situado no bairro histórico de Eminonu, Istambul. Aberto em 1461, é muito conhecido pelas joalharia, cerâmica, especiarias, tapetes e outros. Interior do Bazar, são mais de 60 ruas cobertas e centenas de lojas.

Bazar de Especiarias ou Bazar Egípcio. Durante o período bizantino, existia antes do mercado das especiarias um outro bazar, onde mercadores genoveses e venezianos vinham vender os seus produtos. O atual bazar é conhecido como o Bazar Egípcio pois era o lugar onde se comercializava especiarias vinda do Egito. 
Muitos tipos de especiarias e ervas curativas podem ser encontradas no Bazar da Especiarias e podem ser compradas em pacotes já preparados ou pesando diretamente de grandes sacos. Além de outras especialidades como: queijo, carne seca, geleias, nozes, lokums e muito mais.




Há outro local em Istambul que é uma graça, é o Café Pierre Loti, localizado na Colina de Eyup. Para chegar ao café, usamos o teleférico. Neste café serve-se além do café, refrigerante e o tradicional chá que os turcos tanto apreciam. Do Café Pierre Loti tem-se uma das vistas mais bonitas de Istambul. Incluindo o Chifre de Ouro e uma parte da Cidade Histórica. 
Para chegar até o café, é preciso pegar o bondinho, é um lugar bem especial. Aconselho a quem for a Istambul, vá até o café e aproveite o ambiente, que é muito agradável.




Para completar a programação, muitos pacotes para show são vendidos no próprio lugar, e aí as vezes o grupo tem uma noite livre, então para preencher este tempo livre são oferecidos pacotes para show, isso existe em todas as viagens que a gente faz. E aqui em Istambul, a gente foi um show em um barco no Estreito de Bósforo. (Turkish Night Show) O pacote inclui jantar, bebidas, música ao vivo, dança e o show cultural dentro do Barco,  de onde se admira a beleza de Istambul a noite, inclusive a Ponte de Bósforo, que é um show de luzes e cores. Vale muito a pena o show.
 









Nenhum comentário:

Postar um comentário