Localizada as margens do Mar da Galileia, no norte de Israel, a cidade de Tiberíades foi fundada no início do período romano. É uma cidade considerada santa pelos seguidores do Judaísmo. Foi o centro de sua doutrina desde sua fundação, em tipos bíblicos. Tiberíades foi fundada por Herodes Antipas, filho de Herodes o grande, ainda no tempo da infância de Jesus. Tiberíades, Jerusalém, Hebron e Safed compõem as quatro cidades sagradas no judaísmo. Está situadas às margens do mar da Galileia, o qual é conhecido também por mar ou lago de Tiberíades.

Imagine a emoção que senti ao ver o Mar da Galileia ali pertinho, diante dos meus olhos, ao alcance das minhas mãos, a emoção tomou conta de mim e chorei, tamanha foi a sensação de estar no lugar onde foi palco de tantos eventos importantes na vida de Jesus. O céu estava cinzento e quase não se via a luz do sol. Encostei-me no muro de proteção do hotel e fiquei admirando aquela paisagem onde o sol tentava brilhar, mas só conseguia emitir uma luz pálida em meios as nuvens.
O Mar da Galileia e os férteis vales que o cercam são como Jardim do Éden terrestre. Próximo as suas águas Jesus escolheu seus primeiros discípulos, curou doentes e pregou o Evangelho do Reino. Os vários autores da Bíblia referem-se ao Mar da Galileia através de diversos nomes: No Velho Testamento ele é chamado Ceneret ou Cenerot (Nm 34,11). No Novo Testamento, João refere-se ao Mar da Galileia como Mar de Tiberíades (Jo 6,1), em referência a cidade fundada por Herodes Antipas, que batizou desse modo para homenagear o imperador romano Tibério, enquanto que Lucas refere-se a ele como o lago de Genesaré Lc 5,1). O nome hebraico desse mar hoje, é lago Quinerete (Kinneret).