sexta-feira, 3 de abril de 2020

TIBERÍADES


Localizada as margens do Mar da Galileia, no norte de Israel, a cidade de Tiberíades foi fundada no início do período romano. É uma cidade considerada santa pelos seguidores do Judaísmo. Foi o centro de sua doutrina desde sua fundação, em tipos bíblicos. Tiberíades foi fundada por Herodes Antipas, filho de Herodes o grande, ainda no tempo da infância de Jesus. Tiberíades, Jerusalém, Hebron e Safed compõem as quatro cidades sagradas no judaísmo. Está situadas às margens do mar da Galileia, o qual é conhecido também por mar ou lago de Tiberíades.



Imagine a emoção que senti ao ver o Mar da Galileia ali pertinho, diante dos meus olhos, ao alcance das minhas mãos, a emoção tomou conta de mim e chorei, tamanha foi a sensação de estar no lugar onde foi palco de tantos eventos importantes na vida de Jesus. O céu estava cinzento e quase não se via a luz do sol. Encostei-me no muro de proteção do hotel e fiquei admirando aquela paisagem onde o sol tentava brilhar, mas só conseguia emitir uma luz pálida em meios as nuvens.





O Mar da Galileia e os férteis vales que o cercam são como Jardim do Éden terrestre. Próximo as suas águas Jesus escolheu seus primeiros discípulos, curou doentes e pregou o Evangelho do Reino. Os vários autores da Bíblia referem-se ao Mar da Galileia através de diversos nomes: No Velho Testamento ele é chamado Ceneret ou Cenerot (Nm 34,11). No Novo Testamento, João refere-se ao Mar da Galileia como Mar de Tiberíades (Jo 6,1), em referência a cidade fundada por Herodes Antipas, que batizou desse modo para homenagear o imperador romano Tibério, enquanto que Lucas refere-se a ele como o lago de Genesaré Lc 5,1). O nome hebraico desse mar hoje, é lago Quinerete (Kinneret).









segunda-feira, 23 de março de 2020

CANÁ DA GALILEIA

Um dos lugares santos que merece uma visita é Caná da Galileia identificada como o lugar onde Jesus realizou seu primeiro milagre, transformando a água em vinho num casamento. A atual igreja, conhecida com a Igreja do Milagre, foi construída sobre as ruínas de uma igreja do século VI. Uma pintura acima do altar, mostra Jesus no casamento. 




Essa peça dentro desse espaço de vidro é uma parte das talhas, onde foi colocada a água, que Jesus transformou em vinho...


MONTE TABOR OU MONTE DA TRANSFIGURAÇÃO

Monte Tabor também conhecido como Monte da Transfiguração é uma montanha arredondada, no Vale de Jezreel, é o local segundo a tradição houve a transfiguração de Jesus. O relato se encontra em (Mateus 17:1-8). Neste local, a moderna Igreja da Transfiguração foi consagrada pela Ordem Franciscana em 1925. A igreja possui um mosaico que retrata Jesus transfigurado entre Moisés e Elias, representantes da Lei e dos profetas. Duas capelas, uma consagrada a Moisés e a outra a Elias. completam essa estrutura.


















IGREJA DA PRIMAZIA OU PRIMADO DE PEDRO

Próximo a Tabgha encontra-se a Igreja da Primazia ou Primado de São Pedro, recebeu esse nome porque foi onde Jesus depois de ressuscitado levou os discípulos a comerem com Ele. Momento em que anunciou que Pedro seria o primeiro líder da igreja. "Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu e o que você ligar na terra será ligado no céu e o que for desligado na terra será desligado no céu". (Mateus 15:19) 



É uma igreja simples próximo ao mar. Ao lado encontra-se uma estátua de Jesus, quando apareceu aos discípulos.


No interior da igreja, em frente ao altar há uma pedra conhecida por mesa de Cristo ou Mensa Christi que segundo a história, teria servido a refeição preparada por Cristo aos seus discípulos.









terça-feira, 3 de março de 2020

TABGHA QUE SIGNIFICA "SETE FONTES" OU HEPTAPEGON

A Igreja da Multiplicação dos Pães e Peixes, é uma igreja que está localizada em Tabgha, a noroeste do Mar da Galileia. A igreja celebra o milagre dos pães e dos peixes, o qual de acordo com o Novo Testamento, foi feito por Jesus naquele lugar. No local atribuído ao acontecimento do milagre, foi construída uma igreja bizantina, aproximadamente no ano 350. A pedra que, de acordo com a tradição, foi utilizada no local para a preparação dos alimentos do milagre, foi colocada no meio para ser utilizada como altar.



Tabgha é o nome árabe para Heptapegon, que significa "sete fontes" em grego. Foi palco de curas, milagres e ensinamentos de Jesus. Lá, Ele pediu a Pedro que atirasse a rede ao mar em pleno dia, pois lhe garantiria a sobrevivência, trazendo-lhe grande quantidade de peixes. De acordo com a tradição, alguns dos eventos do ministério de Jesus desenrolaram-se nessa área. Ele multiplicou os pães e os peixes aqui.







quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

O MONTE DAS BEATITUDES OU DAS BEM AVENTURANÇAS

Um dos destinos a visitar seria o Monte das Beatitudes, situada em cima do Monte e contemplando o Mar da Galiléia, a Igreja das Beatitudes, com formato octogonal, rodeada por uma galeria sustentada por colunas e cercada por jardins bem cuidados, a igreja assinala o local onde Jesus pronunciou o Sermão da Montanha. "E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte e assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos, e abrindo a sua boca, os ensinava. (Mt 5,3-10). O interior da igreja ornamentado com vitrais e em cada vitral com uma passagem das oitos Beatitudes, como foi dito por Jesus no Sermão da Montanha.
















domingo, 16 de fevereiro de 2020

NAZARÉ - FLOR DA GALILÉIA


Na Terra Santa a primeira cidade a ser visitada, foi Nazaré. A cidade está localizada num vale ao sul da Galileia e foi aqui que José e Maria, sua esposa, viveram e onde Jesus passou sua infância. Aqui se encontra a Basílica da Anunciação, foi nesse local que o anjo Gabriel apareceu a Virgem Maria para anunciar que Ela conceberia e daria a luz a um menino, o Filho de Deus. (Lc1,26-31)
Segundo os arqueólogos, Nazaré teria cerca de quatrocentos habitantes na época de Cristo. Então era uma cidadezinha bem pequena. Hoje em dia a população de Nazaré é uma mistura de cristãos, muçulmanos e judeus.
Foi para aqui que José e Maria vieram na volta de sua fuga para o Egito, depois de saberem da morte de Herodes, que queria assassinar o Menino Jesus: "Ele veio habitar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que fora dito pelos profetas, Ele será chamado Nazareno". (Mt 2.23).
Procissão na Basílica da Anunciação a noite em Nazaré...




Essa é uma das maiores e mais magnifica Igreja na Terra Santa. O domo em forma de lírio com sua brancura expressa a pureza da Virgem Maria. 


Muitos mosaicos, referentes a Nossa Senhora, ornamentam as paredes da igreja, que foram doados por vários países, inclusive o Brasil, onde tem o quadro de Nossa Senhora Aparecida, cujo mapa do Brasil, é em forma de rede de pesca.

Outro detalhe importante é de acordo com o país, e as características do seu povo, a imagem de Nossa Senhora, assume essas características, por exemplo a imagem da China, apresenta os olhos apertados como os chineses e assim são as da Dinamarca, da Tailândia e assim por diante.







Na porta principal da Basílica da Anunciação tem várias cenas cotidianas da vida de Jesus...


A frente da Basílica da Anunciação, tem frases escritas, sobre o diálogo entre Maria e o anjo..." E o Verbo se fez carne e habitou entre nós..." 


Nazaré "a Cidade da Anunciação" é a cidade de Maria, a Virgem Mãe de Jesus. Nesta cidade, o anjo Gabriel revelou a Maria o nascimento de Jesus e de João Batista. Este é o lugar onde Jesus "cresceu em sabedoria e em estatura"(Lc2,25) Aqui Jesus aprendeu o ofício de Carpinteiro. O nome Nazaré em árabe, significa "a guardiã". Abaixo desse altar é o lugar exato, onde o anjo apareceu a Maria


Saindo dali nos dirigimos a Igreja de São José ou da Sagrada Família, que fica ao lado da Basílica da Anunciação. Neste local ficava a carpintaria de São José. Dentro da igreja, uma pintura retratava o cotidiano da Sagrada Família. Descendo uma escada chegamos ao subterrâneo, onde ficava a carpintaria, agora conhecida como a gruta da Sagrada Família. Este local é usado para celebração de missas.










sábado, 15 de fevereiro de 2020

TERRA SANTA


Conhecer a Terra Santa na verdade não estava nos meus planos em dois mil e treze quando decidi que queria conhecê-la, foi através de uma pessoa, que estava viajando para lá e me indicou a Obra de Maria. Onde fiz o meu cadastro e aí foi o primeiro passo para mergulhar na primeira grande aventura da minha vida. Com três anos depois, em dois mil e dezesseis fiz a minha segunda viagem e agora em dois mil e vinte voltei novamente a esta Terra Santa que ao mesmo tempo que é amada é odiada por muitos povos.  Como tantos peregrinos senti que naquele momento Deus estava reservando a maior emoção da minha vida. Pois só quem passa por essa experiência, sabe da importância que é estar num lugar onde Deus se fez presente. 
Hoje percebo a importância e a influência que este lugar exerce na vida de peregrino/turista. A emoção é a mesma, mas a cada viagem, a gente aprende coisas novas, quanto é mágico estar numa terra cheia de história, berço das grande religiões. Nas palavras de um padre que esteve na Terra Santa, ele diz: "se reza ao sabor da emoção de se estar pisando as mesmas pedras que Jesus pisou, de se beber da mesma fonte de água que Maria de Nazaré bebeu, ou de se percorrer os mesmos caminhos que os grandes santos da Igreja percorreram." A Terra Santa é fascinante, não só pelo aspecto histórico, religioso, cultural, mas também pelo cenário inesquecível, dá a impressão de que somos transportados no tempo.





Na Terra Santa pude experimentar a emoção especial de caminhar sobre as pegadas dos personagens da Bíblia, Abraão, o Rei Davi e tantos outros e, principalmente o personagem principal da história da humanidade, Jesus o Filho de Deus. Nesse lugar Ele nasceu, cresceu em sabedora e estatura. Aqui Ele foi crucificado e nesse mesmo lugar Deus o ressuscitou dos mortos.