sexta-feira, 29 de março de 2019

O QUE DIZER DA CAPITAL DO CERRADO?


Conhecida como a capital do Cerrado, Goiânia é a capital do Estado de Goiás uma cidade moderna, recheada de belos parques, praças, museus e feiras de artesanato, entre outros atrativos. Não tem registros fotográficos de Goiânia, por que a minha passagem por lá foi rápida, não tendo a oportunidade de registrar pontos turísticos, o que foi possível ver de perto foi apenas o Memorial do Cerrado.

A cidade tem uma grande importância para a história, a arte e a cultura brasileira. Um dos pontos turísticos de grande relevância para a arte e a cultura é o Memorial do Cerrado, um complexo científico que funciona no Campus II de PUC Goiás. É um museu que retrata desde a origem da Terra e a chegada dos Portugueses ao Brasil. O Memorial reúne espaços que representam as diversas formas de ocupação do Cerrado e os modelos de relacionamento com a natureza e a sociedade. 




Museu de História Natural
Um espaço de exposições em que painéis e cenários narram a história evolutiva da Terra e do ambiente do Cerrado. O visitante pode ver fósseis com datação de até 600 milhões de anos.,





Exposição de Painéis e cenários que mostram a evolução da história, através do tempo, além de animais que existiam ou que ainda existem na região.










ALDEIA INDÍGENA
Réplica em tamanho original de uma aldeia modelo Timbira, que tem o formato circular, na qual cada casa tem um caminho de acesso ao pátio - centro de atividades da tribo.




QUILOMBO
Sítio geográfico e local de resistência ocupado e organizado por populações africanas ou afro-brasileiras que fugiam da escravidão. No Memorial do Cerrado há uma réplica fidedigna dos modelos de quilombos existentes no cerrado


 

No mesmo espaço fica a Vila Cenográfica de Santa Luzia, uma reconstrução em tamanho original dos primeiros povoados de origem colonial portuguesa na região central do Brasil. A vila conta com espaço urbano e rural, com réplicas de fazenda e oficinas rurais, responsáveis pela geração de riqueza daquele tempo, além da venda, ponto de comércio da época, igreja, cadeia e o bordel, entre outros.

Aqui uma réplica do bordel da época


Igrejinha da vila...


Prefeitura da Vila...



Casa da Fazenda Baraúnas











O Memorial fica dentro de um espaço ecológico, com trilhas, para caminhadas e observação da fauna e da flora local, para quem gosta de estar em contato com a natureza é uma boa pedida.




sábado, 23 de março de 2019

SOBRE A CAPITAL FEDERAL - BRASÍLIA


Conhecer Brasília, é o desejo de todo cidadão, afinal lá é o centro do poder, é lá onde se projeta e cria as leis. Mas também é o centro da roubalheira, da corrupção, infelizmente, mas isso não impede de ver a cidade com bons olhos. É uma cidade muito bonita! Foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa e projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A cidade foi projetada e construída em forma de avião.
Quando se pensa em Brasília, o que primeiro vem a mente são os principais cartões-postais da cidade: O Congresso Nacional e o Palácio do Planalto, porém existem outros que são tão importantes quanto esses. 
O Congresso Nacional representa o Poder Legislativo Federal e é formado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado.

A concha da Câmara é virada para cima que representa o povo, o poder que vem de baixo para cima. A concha dos Deputado é voltada para baixo, representa a vontade do povo.


Uma das atrações que não pode ficar de fora do passeio a Brasília é o Memorial JK. Um Museu que foi idealizado e construído por sua esposa: Sarah Kubitschek, para homenagear o marido, mostrando sua trajetória política, bem como a memória da construção de Brasília. A exposição é permanente com objetos pessoais do fundador de Brasília, o carro que ele usava no dia do acidente, que lhe tirou a vida, também faz parte do acervo, além de muitas outras atrações.




No Complexo Cultural da República, reúne a Biblioteca Nacional e o Museus da República, com exposição de obras, que representam o melhor da arte brasileira





Um dos símbolos mais importantes de Brasília é a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, e como as demais obras foi arquitetada por Oscar Niemeyer. Com formato circular e dezesseis pilares que se unem ao topo, tem acesso subterrâneo e vitrais impressionantes nos tons de verde e azul, dando mais beleza ao ambiente. Do lado de fora da Igreja foram instaladas quatro esculturas que representam os evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.
A Catedral de Brasília é uma obra de arte por dentro e por fora...



No interior da Igreja há várias obras de arte, entre elas uma réplica da escultura Pietá, do artista italiano Michelangelo. A escultura original encontra-se na Basílica de São Pedro, em Roma...


Dentro da nave da igreja existem escultura de três anjos que flutuam, suspensas por cabos de aço. O trabalho é de autoria do escultor mineiro Alfredo Ceschiatti...



Outro ponto importante, para visitar também é a Torre de TV de Brasília. Projetada por Lúcio Costa, a torre foi inaugurada em 1967. Com 224 metros de altura. a 75 metros do solo foi construído um mirante de onde é possível ver de forma privilegiada os traços da cidade. É possível ver a Esplanda dos Ministérios, o Congresso Nacional e outros pontos da cidade.








Outro ponto que merece uma visita é o Lago Paranoá, um ambiente agradável, com gente bonita, além de bar, café, restaurante e outros atrativos...





Existem outros pontos turísticos em Brasília, que merecem uma visitinha, por isso ao viajar, planeje cada lugar que deseja conhecer, para que sua viagem seja completa.